Embraer Xingu II
Ano - 1980
Horas Totais - 6570
Horas Disponíveis - 2450
Motor - PT6A-135
Garmin GNS530
Garmin GNS430
Painel Avidyne EX500
Pintura nota - 10
Interior nota - 08
Documentação em dia
Manutenção em dia
Sempre hangarada
Sem historico de acidentes
Preço R$.6.000.000,00 (seis milhões de reais)
O Embraer EMB-121 "Xingu" é um avião turboélice bimotor de médio porte e cabine pressurizada, para uso executivo. Tem capacidade para transportar dois tripulantes e até nove passageiros em viagens de médio curso. Foi desenvolvido e fabricado no Brasil na década de 1970 pela Embraer, que utilizou como base o projeto de asa do turboélice bimotor para transporte regional de passageiros Bandeirante. [1][2]
É o primeiro integrante do Projeto 12X da Embraer, que consiste numa família de aeronaves turboélices.[3] Fruto de um pioneiro trabalho de pesquisa, criação e desenvolvimento de aeronaves turboélices pressurizadas para uso executivo, militar e transporte regional de passageiros, que incluiu posteriormente o EMB-120 Brasília.[4][5]
Na fase inicial de desenvolvimento do Projeto 12X, os engenheiros da fabricante contaram com o auxílio de colegas da norte-americana United Technologies, especialmente no aspecto de usinagem química, técnica necessária para fabricação de aeronaves metálicas pressurizadas.[6]
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